21 setembro 2011

Mina do Lousal II

Cerca de 10 anos após o encerramento da mina, o antigo e último proprietário desta e o município local juntaram-se, tendo em vista promover uma iniciativa de desenvolvimento integrado, capaz de reabilitar a localidade. Assim, nasceu o Programa de Desenvolvimento Integrado e de Redinamizacão do Lousal, cuja promoção e gestão está a cabo da Fundação Frederic Velge.
Neste momento e já no âmbito deste projecto, podemos visitar um Centro de Ciência Viva exclusivamente direccionado para a actividade mineira e o Museu Mineiro, situado na antiga central eléctrica, com um espólio bastante vasto. Esperemos que, efectivamente, este empreendimento não morra e venha a constituir um verdadeiro pólo de dinamização local, abrangendo as vertentes turística, cultural, científica e pedagógica.
Por último, resta fazer referência ao Restaurante Armazém Central, onde podemos saborear comida regional alentejana de elevada qualidade, para além da existência de alguns alojamentos turísticos com bom ar, mas que não tive oportunidade de visitar.

5 comentários:

Voz do Vento disse...

Parece interessante; é importante que os antigos proprietários da mina se tenham juntado à autarquia e assumido a responsabilidade social de reabilitar economicamente a vila. Até parece que não estamos em Portugal.

Viriato disse...

Qualquer um pode entrar na mina assim?

Nautilus disse...

Muito bem. Um bom exemplo de cooperação e simultaneamente de recuperação do património.
Definitivamente tenho que visitar.

Laurus nobilis disse...

Não. Os túneis estão selados mais à frente, embora até determinada profundidade haja a possibilidade de, através do Centro de Ciência Viva, se fazerem umas expedições organizadas lá mais para baixo.

garina do mar disse...

estive lá numa sessão de trabalho (têm um anfiteatro pequenino) e almocei no restaurante!! na altura estava um grupo de "alentejanos" sentados numa mesa, assim com ar de "locais que tinham ido lá almoçar" mas de repente começaram a cantar à desgarrada!!! foi muito engraçado...